Blog destinado a pintura de miniaturas e cenários; adaptados, customizados ou imitados (estilo Scratch-Building); relativo a fantasia medieval que utilizo em minhas aventuras.

Convido a todos, que gostem de customizar miniaturas de RPG de fantasia medieval, que me contate para postar!

e-mail: alanluiz2@gmail.com

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Narração de histórias e Roleplaying game – semelhanças e diferenças: reflexões sobre a utilização em bibliotecas como técnicas de incentivo ao hábito de ler

Um pouco sobre Alantagmar, num daqueles momentos “quem sou eu”...rs

Como já mencionei em algumas postagens, sou bibliotecário, formado em biblioteconomia e Documentação. Meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre a viabilidade de uso do RPG nas bibliotecas.

Deixo claro os objetivos do meu trabalho no resumo, presente no próprio trabalho, abaixo:

RESUMO
Reflete sobre a implementação de Roleplaying Games (RPG) em bibliotecas com o objetivo de incentivar o hábito de leitura em público adolescente, no uso de técnicas de narração de histórias. Conceitua o jogo de RPG quanto a aspectos: prática, elementos essenciais, objetivo, formas de condução e papel do mestre de jogo. Descreve aptidões e técnicas que devem ser apreendidas e utilizadas por narradores de histórias nos contos infanto-juvenis. Esclarece semelhanças e discordâncias, na narração de histórias e no RPG, quanto a desenvolvimento narrativo, forma da atividade e requisitos para a produção. Relaciona a atividade do narrador de histórias e do mestre de jogo. Levanta caminhos para o exercício da função de mestre de jogo. Alerta sobre os níveis de alcance do RPG no incentivo à prática de leitura. Aponta os possíveis problemas que a implementação do RPG na biblioteca acarreta: alterações na rotina de trabalho do bibliotecário, problemas de acomodação física, determinação de resultados obtidos com a implementação da prática, e a carga de trabalho demandado.

Sei que o foco do blog são as miniaturas. Mas, também é sobre RPG, então julguei proveitoso divulgá-lo.

Você podem baixar meu trabalho, abaixo:

http://www.4shared.com/document/S_Zz0CCd/NARRAO_DE_HISTRIAS_E_ROLEPLAYI.html

Espero que seja importante para algum visitante do blog ao trabalhar o estudo do nosso amado jogo aqui no Brasil!

Grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário